ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Biritiba Mirim (tupi): Originário de Birityba, lugar de muitos juncos. Foi fundada em 05 de maio de 1873 por Benedito Antônio do Espírito Santo. Conquistou sua autonomia em 30 de dezembro de 1964.
 

Biritiba Mirim faz parte do
Caminho das Águas e Nascentes
.


Conheça aqui os roteiros do Estado!

DESTAQUE
 

As Águas e Nascentes Paulista

Por Jarbas Favoretto*
 

Um consórcio de onze cidades foi criado para fomentar o que chamam de “Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes”. Esse roteiro turístico engloba uma importante área de proteção ambiental e de ricos mananciais, recursos naturais e histórico-culturais.
Fica na região metropolitana da capital e seu principal tributo é a nascente do Rio Tietê. É uma ótima opção de turismo, lazer e inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, parques, haras, pesqueiros e restaurantes.
As cidades são Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Suzano e a destacada Salesópolis, onde nasce o Tietê.
Alguns atrativos
No roteiro acima temos o complexo de lazer “Magic City” em Suzano, onde também está o Templo Budista “Daigtozan Jomyoji”. Na cidade de Poá temos o Balneário “Vicente Leporace” e uma praça de eventos de 30 mil m2. Por sua vez, em Ferraz de Vasconcelos está a maior videira do Brasil, berço da uva Itália entre nós, mais o “Castelinho” e o “Turcão” (um local para eventos com complexo poli esportivo).
Um parque ecológico é um dos atrativos de Itaquaquecetuba.
Esportes de Aventura você encontra em Santa Isabel, onde tem o Sítio Embaúba e a Igreja NS do Rosário, de 1723. Em Guararema você pode curtir o “Recanto do Américo”, o “Parque da Pedra Montada” e o “Parque da Ilha Grande”.

 

Em Mogi das Cruzes o visitante vai preferir o “Parque das Neblinas”, a “Colônia Itapeti” e o já tombado “Museu do Carmo”. Em Biritiba Mirim o “Aeroclube”, o “Vale Encantado” e o “Haras Marcon”. Arujá integra o circuito com a Igreja Penhinha, seu coreto e o Lago São Domingos.
Salesópolis exibe a nascente já citada, a Usina Parque e a Barragem da Ponte Nova. A cidade que abriga o nosso Aeroporto Internacional apresenta, ainda, o “Bosque Maia” e o Zoológico Municipal. Visite!

Nascentes do Tietê, cercadas de rochas, brotam de três pontos. Foto Jarbas Favoretto
 
* Presidente da Amitur - Associação dos Municípios
de Interesse Cultural e Turístico
 

 

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A história de Biritiba Mirim está ligada à de Mogi das Cruzes, já que suas terras se originaram de um desmembramento desse município, pertencente a uma região marcada pelo movimento das entradas e bandeiras, no século XVII. Sua fundação data de 5 de maio de 1873 e está associada à figura de Benedito Antônio do Espírito Santo.

 

Em 13 de novembro de 1924, tornou-se distrito de Mogi das Cruzes. Sua emancipação política ocorreu quase 40 anos depois, em 28 de fevereiro de 1964. A economia local esteve sempre voltada para a produção hortifruti granjeira.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Conheça a cidade
por suas imagens!
 
 
Bandeira
 
 
Brasão